sábado, 18 de outubro de 2008

Alimentação no verão

Ravi Soares / Verão em Pauta

“Sol, mar, caldinho, cervejas e refrigerantes bem gelados”. Essa é a visão do paraíso para muitas pessoas quando pensam em verão, mas é preciso lembrar-se dos cuidados com a alimentação nesta estação. No verão, o corpo perde muita água e sais, devido à maior exposição ao sol e ao calor natural dessa época. A exposição exagerada ao sol, associada a uma alimentação inadequada, pode intensificar as perdas dessas substâncias, desencadeando problemas de saúde, como desidratação, diarréia e infecção intestinal. O consumo de alimentos leves e naturais facilita a digestão e dá mais disposição para enfrentar a programação agitada das férias.

Veja como não passar sufoco no verão:

- Alimente-se várias vezes ao dia em pequenas quantidades. Poucas refeições em grandes quantidades dão apenas picos momentâneos de energia.
- Prefira alimentos leves e naturais.
- Use e abuse dos líquidos: no mínimo três litros por dia. Além de refrescar, eles têm muitos nutrientes, evitando problemas de desidratação.
- Consuma alimentos ricos em vitamina C. Eles têm propriedades antioxidantes e ajudam a manter a pele saudável.
- Evite alimentos gordurosos e frituras, que dificultam a digestão deixando a pessoa sem energia.
- Cuidado com a limpeza, armazenamento e conservação dos alimentos. Mantenha-os em local refrigerado e acondicionados em potes e vasilhas, para evitar a rápida degradação. Lave bem frutas e verduras antes de consumi-las.

Nenhum comentário: