sábado, 18 de outubro de 2008

Não deixe a bola cair...

Ravi Soares/Verão em Pauta

O frescobol é um dos esportes mais praticados na praia por causa do seu baixo custo, que em média é de R$ 20,00 (raquetes e bola). Surgiu aqui no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, nos anos 40 e hoje é a sensação das praias. Não existem ganhadores nem perdedores, pois os jogadores atuam cooperativamente, ou seja, são parceiros e não adversários. O esporte consiste em deixar a bola no ar por mais tempo, mas existem diversos estilos que aumentam o nível de dificuldade, como o “Radical”, em que os jogadores devem realizar a maior quantidade de ataques (potentes e precisos) possíveis. Não se sabe ao certo a origem do nome, mas acredita-se que seja pela preferência do local em que é praticado – à beira do mar – o local mais fresco da praia.

Não deixe a bola cair, veja as dicas para praticar o esporte:

  • O jeito de pegar na raquete é muito importante! Segure firme mantendo o pulso e o braço como um conjunto único, e acerte a bolinha com o centro da raquete, pois ele é a parte que vai proporcionar a sua melhor resposta.
  • A Empunhadura: como você segura a raquete é muito importante e influi diretamente no resultado de seu jogo. Procure segurar firme no final do cabo da sua raquete, de modo que fique levemente inclinada para cima, bem acomodada na sua mão com todos os dedos segurando o cabo, distribuindo assim, a força da pegada.
  • A “batida ou golpe” na bolinha deve ser chapada, sempre procurando fazer com que a bolinha atinja o centro da raquete.
  • Evite segurar com o dedo indicador apontando para o meio da raquete, isso é muito comum com iniciantes e pode resultar em uma tendinite nos músculos extensores de seu braço.

Nenhum comentário: